sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Doença Mental?


*Cris Jaqueline da Rosa

Parei para pensar em Doenças Mentais. Aí me deparei com várias situações que estão ocorrendo ultimamente no nosso cotidiano. Lembrei-me de pessoas que cometeram suicídios, recordei de uma situação onde a mãe fez um escândalo e jogou roupas e objetos por uma janela do apartamento, no 9º andar de um prédio, e que tentou, e felizmente não conseguiu, atirar também o próprio filho de seis anos. Na época, o pai da mulher teria dito que ela tinha problemas mentais. Especialistas dizem que esses transtornos com a mente, como depressão, estão cada vez mais comuns.


Quadro de Van Gogh


Aí, me lembrei que esses problemas mentais não são de hoje, inclusive, veio à minha mente o pintor Vicent Van Gogh, que em sua época, por volta de 1890, sofria de depressão e cometeu suicídio, mesmo assim, não deixou de pintar os seus quadros, hoje famosos. Aí, paro e penso....realmente não é de hoje que os problemas com a mente interferem o cotidiano de uma pessoa. Acredito que há alguns anos atrás, as pessoas tinham medo de dizer que estavam passando por um problema mental, por isso ficavam caladas, pois certamente quem estava ao seu redor, não conseguiria resolver a situação ou iriam interná-las.  

Há quem diga, inclusive está numa reportagem do G1, que em algum momento de nossas vidas, talvez iremos passar por algum problema mental. Mas, fico me perguntando, o que é problema?. Aí vem a Associação Brasileira de Psiquiatria que me responde: é uma doença que frequentemente não é reconhecida e as pessoas doentes acabam se isolando. E segunda a Associação, esses problemas podem ir desde a depressão, ansiedade, esquizofrenia, demência, dependência química e até mesmo transtornos alimentares.


 

Fico aqui pensando, como poderei ajudar algum amigo que esteja passando por algum desses problemas?. Sinceramente, ainda não sei. Mas, quero dizer que eu estarei pronta, de uma forma ou de outra, para ajudar o meu amigo. Portanto, como tarefa de hoje, olhe mais o seu amigo, ele pode estar precisando de você!



*Cris Jaqueline da Rosa é aluna do Curso de Jornalismo da UPF, VII nível. 
 

Nenhum comentário: