quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Old fashioned dentro de campo

*Suelen Boeira
Muito se fala e ouve por aí sobre Moda Retrô. Os mais descolados vestem roupas e acessórios customizados, confeccionados de maneira totalmente new old, sem pudor e cheios de ousadia, por se tratar de um estilo do passado pós-moderno global, mesmo sofrendo frequentes modificações em versões atualizadas, claro, sem perder a essência.

É comum que haja uma ligação repentina entre retrô e vintage, já que tratam-se de duas modas retrógadas. Mas como meu propósito não é estabelecer diferenças entre esses dois estilos e sim expor que a tendência retrô não se baseia apenas em bolsas de couro dos anos 50, boca de sino, grandes óculos ou jaquetas funky, quero falar sobre a ligação do retrô com o futebol.

Assim que fundados no Brasil, todos os times confeccionavam, obviamente, seus uniformes inspirados no que era tendência na época. Com o passar do tempo, foram sendo mais trabalhados e elaborados de maneira totalmente diferente, atualizando-se conforme as adequações às novidades que surgiam a cada ano. Num curto espaço de tempo, muitos experimentos variados foram feitos, sempre com as cores características de cada time, alternando o comprimento (os calções eram bem mais curtos e as camisas, mais justas) e também o tecido que era usado na confecção do uniforme.


(foto: google imagens)
Essa relevância que os clubes brasileiros dão às camisas retrô é louvável, já que trata-se de cultura e proporciona aos mais jovens a oportunidade de, literalmente, vestir a camisa do time do coração e se sentir participante da história que envolve essa paixão nacional que é o futebol, mostrando que a moda retrô pode ir muito além dos brechós old is cool “moderninhos”.



*Suelen Boeira é acadêmica do VI nível de Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo da UPF.

Nenhum comentário: